terça-feira, 25 de maio de 2010

Pequenos agricultores, grandes parcerias

É cada vez mais comum pequenos agricultores abastecerem grandes varejistas, levando alimentos a milhares de pessoas.

Quando se entra em um hipermercado imagina-se que todos os produtos são fornecidos por grandes distribuidores certo? Errado, hoje, parte do que entra na casa do consumidor, provém da união de pequenos distribuidores.

Conhecido pela variedade de seus produtos, o Hipermercado Extra em Taguatinga Sul, abastece suas gôndolas de frutas e verduras através de pequenos agricultores. Segundo Valdir Barreto, chefe do setor de compras, lidar com as associações é mais vantajoso, o custo fica mais baixo e o tempo de entrega é menor.
Com isso os produtos correm menos riscos de serem danificados. “O pequeno produtor tem sua plantação aqui na região, já o grande distribuidor trás de longe”, destaca do gerente.

O agricultor, Galeno Soares está acostumado a acordar cedo para colher e organizar as frutas e verduras. Ele conta que depois da criação da associação dos pequenos agricultores, o animo da família é outro, pois a certeza do recebimento é garantida. “a gente recebe a cada quinze dias, com isso as despesas podem ser pagas sem preocupação”, conta o agricultor.

Em países como França e Estados Unidos, o ramo de hortifrúti correspondem a mais de 60 % das vendas varejistas em todo país, com isso a segurança aliou-se a qualidade, formando um estilo de organização para os grandes compradores.

Hoje a segurança que antes era prioridade apenas das pessoas e bens, alcançou também os alimentos. Com a concorrência cada vez mais acirrada, a segurança alimentar passou a ser prioridade para os grandes varejistas, obrigando a necessidade de mão-de-obra qualificada e o rastreamento dos alimentos. Sendo assim, o mercado de trabalho se expandi, fortalecendo a economia setorial.

Com a economia brasileira subindo as escadas, agricultores e varejistas vêem desfrutando os mais doces lucros dos últimos anos. Sendo assim podemos dizer que por trás de um grande varejista, existe sempre um pequeno agricultor.

6 comentários:

  1. Achei a matéria extensa. (Thayse Lopes)

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que existe uma concorrência acirrada no mercado hortifrut. pode ser que isso signifique pelo (menos algumas vezes) produtos de qualidade e opções para os clientes.

    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana né cara literalmente os frutos da terra sendo valorizados,principalmente em um momento onde os agrotóxicos e contaminação assolam nossas mesas que boa opção essa.

    ResponderExcluir
  4. Dessa concorrência eu nao sabia, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da matéria, não sabia dessa oportunidade dada aos pequenos produtores. Parabééns

    ResponderExcluir
  6. Excelente estratégia, uma parceria que ajuda pequenos agricultores da região e o repasse de valor recebido pelo consumidor é mais baixo, produto com melhor qualidade e às vezes sem muito agrotoxicos.

    ResponderExcluir